Benefícios Ambientais da Reciclagem de Metais
Como a reciclagem de metais ajuda o meio ambiente.
12/12/20233 min read
A reciclagem de metais é uma atividade que traz benefícios tanto para a economia quanto para o meio ambiente. Ao reaproveitar os metais descartados, evita-se o desperdício de recursos naturais, a emissão de gases poluentes e a geração de resíduos sólidos. Neste post, vamos explicar como a reciclagem de metais ajuda o meio ambiente e quais são as vantagens de adotar essa prática.
A reciclagem de metais reduz a extração de minérios.
Os metais são obtidos a partir da extração de minérios, que são recursos naturais não renováveis. Isso significa que eles podem se esgotar no futuro, se forem usados de forma indiscriminada. Além disso, a extração de minérios causa diversos impactos ambientais, como:
- Desmatamento e perda de biodiversidade;
- Erosão e assoreamento dos solos e rios;
- Contaminação da água e do ar por substâncias tóxicas;
- Alteração do clima e do regime de chuvas;
- Conflitos sociais e violação dos direitos humanos.
Ao reciclar os metais, reduz-se a necessidade de extrair novos minérios, poupando o meio ambiente desses danos. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a reciclagem de uma tonelada de alumínio economiza cinco toneladas de bauxita, o minério usado para produzir esse metal.
A reciclagem de metais economiza energia e água.
Outro benefício ambiental da reciclagem de metais é a economia de energia e água. O processo de transformação dos minérios em metais requer grandes quantidades desses recursos, que também são escassos e essenciais para a vida. Por exemplo, para produzir uma tonelada de alumínio, são necessários 17,6 mil kWh de energia elétrica e 20 mil litros de água.
Já o processo de reciclagem dos metais consome muito menos energia e água do que o processo primário. Segundo a ABAL, a reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia elétrica e 4% da água usados na produção primária. Isso significa uma grande economia desses recursos e uma menor dependência das fontes não renováveis, como as hidrelétricas e as termelétricas.
A reciclagem de metais diminui a emissão de gases do efeito estufa,sendo uma das principais causas do aquecimento global, que traz graves consequências para o planeta, como o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a intensificação dos fenômenos climáticos extremos, a perda de habitats e espécies, entre outras.
A reciclagem de metais contribui para diminuir a emissão desses gases, pois reduz o consumo de energia elétrica proveniente das fontes fósseis, como o carvão mineral e o gás natural. Além disso, alguns metais, como o alumínio, emitem gases do efeito estufa durante o seu processo de produção primária. Segundo a ABAL, a reciclagem do alumínio evita a emissão de 39 kg de dióxido de carbono (CO2) por cada kg de metal reciclado.
A reciclagem de metais diminui a geração de resíduos sólidos.
A geração de resíduos sólidos é outro problema ambiental que afeta o planeta. Os resíduos sólidos ocupam espaço nos aterros sanitários ou lixões, geram mau cheiro, atraem vetores de doenças, contaminam o solo e os lençóis freáticos, liberam gases tóxicos e podem causar incêndios.
A reciclagem de metais diminui a geração desses resíduos, pois aproveita os materiais que seriam descartados como lixo. Além disso, os metais são materiais duráveis e resistentes, que podem ser reciclados várias vezes sem perder as suas propriedades. Isso prolonga o ciclo de vida dos metais e evita o acúmulo de resíduos.
Como você pode ver, a reciclagem de metais é uma prática que traz diversos benefícios ambientais, além de gerar emprego e renda para milhares de pessoas. Por isso, é importante que todos façam a sua parte, separando os metais dos demais resíduos e destinando-os aos locais adequados de coleta seletiva ou reciclagem. Assim, contribuiremos para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável.
Endereço
R. Marginal Paraguai, 540- Rio Verde, Colombo - PR, 83405-280
Contato
tel: +55 41 9 8814-1463
contato@uraniometais.com.br